UniAC - Promovendo o Desenvolvimento Cientifico

Licenciatura em Saúde Pública

IntroduçãoObjectivosPlano CurricularSaídas Profissionais

A licenciatura em Engenharia de Computadores e Sistemas, tem como objectivo a formação inicial Engenheiros de Computação. Este tipo de profissional deve manifestar um vasto conhecimento sobre Sistemas e Tecnologias de Informação, as suas potencialidades, limitações e vantagens comparativas.

Sabendo tirar o melhor partido das tecnologias informáticas e, mediante a sua integração, deve ter as competências necessárias para construir soluções de elevada qualidade e funcionalidade. O Engenheiro de Computadores é um técnico de elevada especialização, profundo conhecedor dos menores detalhes da estrutura de suporte tecnológico à Sociedade da Informação. Possui o domínio das ferramentas e tecnologias de construção de Sistemas de Informação (SI) e a capacidade de integração das diferentes peças do edifício informático e de dimensionamento da sua infraestrutura. Possui excelentes conhecimentos de Tecnologias de Informação e da perspectiva de construção de soluções integradas e integradoras. A constante evolução das tecnologias de suporte aos SI, e das possibilidades aportadas por essa evolução, determinam que a formação em Engenharia de Computadores e Sistemas privilegie a formação em ambientes distribuídos e seus suportes, nomeadamente redes e sistemas
distribuídos, linguagens e ambientes de desenvolvimento.


O Engenheiro Computadores e Sistemas é um elemento essencial ao planeamento e desenvolvimento de infra-estruturas de SI e de Tecnologias de Informação, se a sua concretização exige a harmoniosa interligação de diferentes fontes de informação e diferentes sistemas de suporte. É por excelência o estratega das soluções integradas de SI. O Engenheiro Computadores e Sistemas necessita adquirir vasto conhecimento sobre Sistemas e Tecnologias de Informação, suas potencialidades, limitações e vantagens comparativas. Necessita de saber tirar o melhor partido de cada tecnologia e, mediante a sua integração, construir soluções de
elevada qualidade e funcionalidade. A Sociedade da Informação dos nossos dias exige um conhecimento profundo de soluções técnicas adequadas à construção de soluções globais, distribuídas e de fácil disseminação. O conhecimento de redes e das tecnologias da Internet são fundamentais. O conhecimento de gestão e administração de sistemas distribuídos e das questões de segurança são também essenciais.


Exige-se a um Engenheiro de Computadores e Sistemas, competências na análise, planeamento e implementação de soluções integradas e integradoras, de avaliação de custos e benefícios das diferentes possibilidades de desenvolvimento de soluções. Na perspectiva superior de liderança e comunicação, bem como de flexibilidade e autonomia, as competências de gestão de projectos e equipas são essenciais. O Engenheiro de Computadores e Sistemas necessita de se adaptar em permanência à evolução das suas ferramentas de trabalho, das mentalidades e das exigências de negócio.

A formação em Engenharia de Computadores e Sistemas deve promover experiências de formação orientadas para a integração de tecnologias, construção de soluções envolvendo múltiplas fontes de dados, em diferentes plataformas, para uma multiplicidade de formas de disseminação e utilização, integrando diferentes perspectivas, ferramentas e metodologias e para a construção de soluções baseadas em sistemas computacionais.

Procura, assim, garantir que os licenciados dela resultantes demonstrem conhecimento e compreensão dos conceitos, princípios básicos, teorias, métodos e práticas da Engenharia de Computadores e Sistemas, e sejam capazes de lhes dar expressão através de um conjunto integrado de competências instrumentais, sistémicas e interpessoais.

A Informática é uma tecnologia de suporte (enabling technology) essencial à sociedade moderna, pelo que as competências do Engenheiro de Computadores e Sistemas são essenciais em todas as empresas e organizações ligadas ao desenvolvimento de serviços, sistemas e produtos, em particular, às que operam na área das tecnologias da informação:

▪ Desenvolvimento de Software
▪ Diagnóstico e solução de avarias
▪ Operadores de Sistemas de Informação (ex: Banca, Seguradoras)
▪ Consultoria
▪ Inovação, investigação e Desenvolvimento.

Actividades de desenvolvimento de serviços e produtos em áreas tão diversas como a Energia, a Gestão Empresarial, a Medicina, o Ambiente, os Transportes, o Entretenimento, etc. A inserção no mercado de trabalho encontra-se facilitada através de unidades curriculares específicas, que promovem o envolvimento de alunos em actividades no contexto de empresas e outras instituições
exteriores ao Departamento.

College Football Jerseys OSU Jerseys johnny manziel jersey 49ers jersey detroit lions jersey 49ers jersey Ohio State Team Jersey micah parsons jersey johnny manziel jersey custom football jerseys johnny manziel jersey custom football jerseys brock bowers jersey College Football Jerseys College Football Jerseys

Relacionados