

A licenciatura em Engenharia de Computadores e Sistemas, tem como objectivo a formação inicial Engenheiros de Computação. Este tipo de profissional deve manifestar um vasto conhecimento sobre Sistemas e Tecnologias de Informação, as suas potencialidades, limitações e vantagens comparativas.
Sabendo tirar o melhor partido das tecnologias informáticas e, mediante a sua integração, deve ter as competências necessárias para construir soluções de elevada qualidade e funcionalidade. O Engenheiro de Computadores é um técnico de elevada especialização, profundo conhecedor dos menores detalhes da estrutura de suporte tecnológico à Sociedade da Informação. Possui o domínio das ferramentas e tecnologias de construção de Sistemas de Informação (SI) e a capacidade de integração das diferentes peças do edifício informático e de dimensionamento da sua infraestrutura. Possui excelentes conhecimentos de Tecnologias de Informação e da perspectiva de construção de soluções integradas e integradoras. A constante evolução das tecnologias de suporte aos SI, e das possibilidades aportadas por essa evolução, determinam que a formação em Engenharia de Computadores e Sistemas privilegie a formação em ambientes distribuídos e seus suportes, nomeadamente redes e sistemas
distribuídos, linguagens e ambientes de desenvolvimento.
O Engenheiro Computadores e Sistemas é um elemento essencial ao planeamento e desenvolvimento de infra-estruturas de SI e de Tecnologias de Informação, se a sua concretização exige a harmoniosa interligação de diferentes fontes de informação e diferentes sistemas de suporte. É por excelência o estratega das soluções integradas de SI. O Engenheiro Computadores e Sistemas necessita adquirir vasto conhecimento sobre Sistemas e Tecnologias de Informação, suas potencialidades, limitações e vantagens comparativas. Necessita de saber tirar o melhor partido de cada tecnologia e, mediante a sua integração, construir soluções de
elevada qualidade e funcionalidade. A Sociedade da Informação dos nossos dias exige um conhecimento profundo de soluções técnicas adequadas à construção de soluções globais, distribuídas e de fácil disseminação. O conhecimento de redes e das tecnologias da Internet são fundamentais. O conhecimento de gestão e administração de sistemas distribuídos e das questões de segurança são também essenciais.
Exige-se a um Engenheiro de Computadores e Sistemas, competências na análise, planeamento e implementação de soluções integradas e integradoras, de avaliação de custos e benefícios das diferentes possibilidades de desenvolvimento de soluções. Na perspectiva superior de liderança e comunicação, bem como de flexibilidade e autonomia, as competências de gestão de projectos e equipas são essenciais. O Engenheiro de Computadores e Sistemas necessita de se adaptar em permanência à evolução das suas ferramentas de trabalho, das mentalidades e das exigências de negócio.
A formação em Engenharia de Computadores e Sistemas deve promover experiências de formação orientadas para a integração de tecnologias, construção de soluções envolvendo múltiplas fontes de dados, em diferentes plataformas, para uma multiplicidade de formas de disseminação e utilização, integrando diferentes perspectivas, ferramentas e metodologias e para a construção de soluções baseadas em sistemas computacionais.
Procura, assim, garantir que os licenciados dela resultantes demonstrem conhecimento e compreensão dos conceitos, princípios básicos, teorias, métodos e práticas da Engenharia de Computadores e Sistemas, e sejam capazes de lhes dar expressão através de um conjunto integrado de competências instrumentais, sistémicas e interpessoais.
LICENCIATURA EM ENGENHARIA DE COMPUTADORES E SISTEMAS |
||||||||||
UNIDADE CURRICULAR |
|
S |
Horas Trabalho |
Crédito |
Horas Contacto Semanais |
|||||
Código |
DISCIPLINAS |
TIPO |
|
Total |
Contacto |
|
Total |
T |
P |
TP |
MIC |
Metodologia de
Investigação Científica |
Obrigatória |
1 |
180 |
48 |
6 |
4 |
0 |
0 |
4 |
TELP |
Técnicas de Expressão
em Língua Portuguesa |
Obrigatória |
1 |
150 |
48 |
5 |
4 |
0 |
0 |
4 |
AM I |
Análise Matemática I |
Obrigatória |
1 |
120 |
20 |
4 |
4 |
2 |
2 |
0 |
LP |
Lógica de Programação |
Obrigatória |
1 |
120 |
20 |
4 |
4 |
2 |
2 |
0 |
ALGA |
Álgebra Linear e Geometria
Analítica |
Obrigatória |
1 |
90 |
36 |
3 |
5 |
3 |
2 |
0 |
E |
Epistemologia |
Opcional |
1 |
90 |
36 |
3 |
5 |
3 |
2 |
0 |
FTIC |
Fundamentos de
Tecnologias de Informação e Comunicação |
Opcional |
1 |
150 |
36 |
5 |
5 |
3 |
2 |
0 |
Total |
|
|
900 |
244 |
30 |
31 |
13 |
10 |
8 |
|
|
|
|
|
|
|
|
||||
AM II |
Análise Matemática II |
Obrigatória |
2 |
150 |
36 |
5 |
4 |
0 |
0 |
4 |
MO |
Mecânica e Ondas |
Obrigatória |
2 |
150 |
48 |
5 |
4 |
0 |
0 |
4 |
PF |
Programação Funcional |
Obrigatória |
2 |
150 |
36 |
5 |
4 |
2 |
2 |
0 |
MD |
Matemática Discreta |
Obrigatória |
2 |
120 |
15 |
4 |
4 |
2 |
2 |
0 |
AED |
Algoritmos e Estrutura
de Dados |
Obrigatória |
2 |
150 |
36 |
5 |
5 |
3 |
2 |
0 |
FIT |
Fundamentos de IoT |
Opcional |
2 |
90 |
36 |
3 |
5 |
3 |
2 |
0 |
IT |
Inglês Técnico |
Opcional |
2 |
90 |
48 |
3 |
5 |
3 |
2 |
0 |
Total |
|
900 |
255 |
30 |
31 |
13 |
10 |
8 |
||
POO |
Programação Orientada
à Objectos |
Obrigatória |
3 |
150 |
48 |
5 |
4 |
0 |
0 |
4 |
PI |
Programação imperativa |
Obrigatória |
3 |
150 |
36 |
5 |
4 |
0 |
0 |
4 |
SO |
Sistemas Operativos |
Obrigatória |
3 |
120 |
20 |
4 |
4 |
2 |
2 |
0 |
OAC |
Organização e Arquitectura de Computadores |
Obrigatória |
3 |
180 |
20 |
6 |
4 |
2 |
2 |
0 |
CD |
Circuitos Digitais |
Obrigatória |
3 |
120 |
48 |
4 |
5 |
3 |
2 |
0 |
ED |
Estatística Discreta |
Opcional |
3 |
90 |
48 |
3 |
5 |
3 |
2 |
0 |
SI |
Sistemas de Informação |
Opcional |
3 |
90 |
36 |
3 |
5 |
3 |
2 |
0 |
Total |
|
|
900 |
256 |
30 |
31 |
13 |
10 |
8 |
|
|
|
|
|
|
|
|
||||
EO |
Eletromagnetismo e Óptica |
Obrigatória |
4 |
150 |
36 |
5 |
4 |
0 |
0 |
4 |
AES |
Analise Estruturada de
Sistemas |
Obrigatória |
4 |
180 |
48 |
6 |
4 |
0 |
0 |
4 |
PE |
Probabilidade e
Estatística |
Obrigatória |
4 |
120 |
20 |
4 |
4 |
2 |
2 |
0 |
OH |
Oficina de Hardware |
Obrigatória |
4 |
120 |
20 |
4 |
4 |
2 |
2 |
0 |
BDI |
Bases de Dados I |
Obrigatória |
4 |
150 |
48 |
5 |
5 |
3 |
2 |
0 |
TC |
Teoria da Computação |
Opcional |
4 |
90 |
48 |
3 |
5 |
3 |
2 |
0 |
FT |
Fundamentos de
Telecomunicações |
Opcional |
4 |
90 |
36 |
3 |
5 |
3 |
2 |
0 |
Total |
|
|
900 |
256 |
30 |
31 |
13 |
10 |
8 |
|
|
|
|
|
|
|
|
||||
PNET |
Programação na
Internet |
Obrigatória |
5 |
150 |
36 |
5 |
4 |
0 |
0 |
4 |
BDII |
Bases de dados II |
Obrigatória |
5 |
120 |
20 |
4 |
4 |
0 |
0 |
4 |
DAW |
Desenvolvimento de
Aplicações Web e SGC |
Obrigatória |
5 |
150 |
36 |
5 |
4 |
2 |
2 |
0 |
RCI |
Redes de Computadores
I |
Obrigatória |
5 |
180 |
48 |
6 |
4 |
2 |
2 |
0 |
M |
Microprocessadores |
Obrigatória |
5 |
120 |
20 |
4 |
5 |
3 |
2 |
0 |
C |
Compiladores |
Opcional |
5 |
90 |
21 |
3 |
5 |
3 |
2 |
0 |
IPM |
Interfaces Pessoa-Máquinas |
Opcional |
5 |
90 |
48 |
3 |
5 |
3 |
2 |
0 |
Total |
|
|
900 |
229 |
30 |
31 |
13 |
10 |
8 |
|
|
|
|
|
|
|
|||||
RC II |
Redes de Computadores
II |
Obrigatória |
6 |
180 |
48 |
6 |
4 |
0 |
0 |
4 |
EDT |
Electrónica Digital |
Obrigatória |
6 |
150 |
36 |
5 |
4 |
0 |
0 |
4 |
SM |
Sistemas Multimédia |
Obrigatória |
6 |
120 |
36 |
4 |
4 |
2 |
2 |
0 |
CSO |
Complementos de
Sistemas Operativos |
Obrigatória |
6 |
150 |
36 |
5 |
4 |
2 |
2 |
0 |
SD |
Sistemas Distribuídos |
Obrigatória |
6 |
120 |
48 |
4 |
5 |
3 |
2 |
0 |
ET |
Ética |
Opcional |
6 |
90 |
49 |
3 |
5 |
3 |
2 |
0 |
IO |
Investigação Operacional |
Opcional |
6 |
90 |
15 |
3 |
5 |
3 |
2 |
0 |
Total |
|
900 |
268 |
30 |
31 |
13 |
10 |
8 |
||
|
|
|
|
|
||||||
CGI |
Computação gráfica e
de Interfaces |
Obrigatória |
7 |
180 |
48 |
6 |
4 |
0 |
0 |
4 |
ES |
Engenharia de Software |
Obrigatória |
7 |
150 |
36 |
5 |
4 |
0 |
0 |
4 |
MN |
Metódos Númericos
|
Obrigatória |
7 |
90 |
20 |
3 |
4 |
2 |
2 |
0 |
PDM |
Programação em Dispositivos
Móveis |
Obrigatória |
7 |
150 |
36 |
5 |
4 |
2 |
2 |
0 |
IA |
Inteligência
Artificial |
Obrigatória |
7 |
150 |
37 |
5 |
5 |
3 |
2 |
0 |
PC |
Pensamento Crítico |
Opcional |
7 |
90 |
36 |
3 |
5 |
3 |
2 |
0 |
GC |
Gestão empresarial |
Opcional |
7 |
90 |
36 |
3 |
5 |
3 |
2 |
0 |
Total |
|
900 |
249 |
30 |
31 |
13 |
10 |
8 |
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
SI |
Segurança Informática |
Obrigatória |
8 |
180 |
48 |
6 |
4 |
0 |
0 |
4 |
PSI |
Projecto de Sistemas de
Informação |
Obrigatória |
8 |
150 |
36 |
5 |
4 |
0 |
0 |
4 |
MCT |
Metódos e Caraterização de
Tráfego |
Obrigatória |
8 |
120 |
20 |
4 |
4 |
2 |
2 |
0 |
RA |
Realidade Aumentada |
Obrigatória |
8 |
150 |
36 |
5 |
4 |
2 |
2 |
0 |
AC |
Automação e Controlo |
Obrigatória |
8 |
120 |
37 |
4 |
5 |
3 |
2 |
0 |
EC |
Engenharia do
Conhecimento |
Opcional |
8 |
90 |
36 |
3 |
5 |
3 |
2 |
0 |
EGP |
Economia e Gestão de Projectos |
Opcional |
8 |
90 |
36 |
3 |
5 |
3 |
2 |
0 |
|
Total |
|
900 |
442 |
52 |
31 |
13 |
10 |
8 |
|
ECU |
Estágio Curricular |
Obrigatória |
9 |
240 |
|
8 |
|
|
|
|
MG |
Monografia |
Obrigatória |
9 |
210 |
|
7 |
|
|
|
|
|
Total |
|
|
450 |
|
15 |
|
|
|
|
Total Unidade Curricular |
|
|
7650 |
1757 |
225 |
|
|
|
|
A Informática é uma tecnologia de suporte (enabling technology) essencial à sociedade moderna, pelo que as competências do Engenheiro de Computadores e Sistemas são essenciais em todas as empresas e organizações ligadas ao desenvolvimento de serviços, sistemas e produtos, em particular, às que operam na área das tecnologias da informação:
▪ Desenvolvimento de Software
▪ Diagnóstico e solução de avarias
▪ Operadores de Sistemas de Informação (ex: Banca, Seguradoras)
▪ Consultoria
▪ Inovação, investigação e Desenvolvimento.
Actividades de desenvolvimento de serviços e produtos em áreas tão diversas como a Energia, a Gestão Empresarial, a Medicina, o Ambiente, os Transportes, o Entretenimento, etc. A inserção no mercado de trabalho encontra-se facilitada através de unidades curriculares específicas, que promovem o envolvimento de alunos em actividades no contexto de empresas e outras instituições
exteriores ao Departamento.